CRISTIANO MANGOVO É O ARTISTA CONVIDADO DA NOSSA EM 2019

Publicado em: 9 de janeiro de 2019


A NOSSA SEGUROS, à semelhança de anos anteriores, mantém a sua estratégia de apoio à cultura angolana. Nesse sentido, em 2018/2019 o apoio da NOSSA recaiu sobre o artista angolano Cristiano Mangovo, sobre o qual pode ser lido o seguinte resumo da sua vida artística.

Cristiano Mangovo
Nascido em Cabinda, no ano de 1982, cresceu em Kinshasa (república Democrática do Congo).
A sua obra é multifacetada esteticamente, onde o abstracto, o impressionismo e o surrealismo revelam o zeitgeist angolano. Tendo como meio a pintura, a instalação e a performance, experimentando diferentes técnicas e materiais, Mangovo detém um traço próprio, inconfundível, independentemente das correntes ou tendências, e um distintivo estilo no contexto de pintura contemporânea actual.
Em 2018 vence um dos maiores prémios artísticos em Angola; em 2014 o prémio MIRELLA ANTOGNOLI ARGELÁ, pela Embaixada de Itália, e o prémio Alliance Française.
O início da sua internacionalização dá-se a convite da Cité Internationale des Arts, SUISSE ARTS COUNCIL, através da sua participação com a instalação e performance individual «Seed of Memoria», na Expo Milano em 2015.

Veja aqui a entrevista que Mangovo deu ao site “Ver Angola”:
https://www.verangola.net/va/pt/082016/CulturaEducacao/5333/