A NOSSA Seguros apresentou esta terça-feira, dia 27 de março, no Hotel Trópico, os resultados da companhia relativos ao exercício de 2017.

Publicado em: 29 de março de 2018


EXERCÍCIO 2017

NOSSA SEGUROS CRESCE 63%

Forte crescimento do negócio consolida posição financeira

Luanda, 27 de Março de 2018A NOSSA Seguros fechou o ano de 2017 com um volume de negócios de cerca de 10 mil milhões de Kwanzas, o que representa um crescimento de 63% em relação a 2016. Este crescimento contrasta com o verificado no sector segurador nacional, que no exercício em análise atingiu apenas 8%.
A Companhia viu crescer a maioria dos seus ramos de negócio, com destaque para o da saúde, que teve uma variação de 155% em relação a 2016, contribuindo com 41% para o crescimento das receitas.

O resultado líquido cresceu 17%, para 963 milhões de Kwanzas e a margem de solvência é de 184% – acima da média do sector em Angola – e fruto dos níveis de rentabilidade da empresa. Em 31 de dezembro de 2017, o total de ativos cifrava-se em 17 mil milhões de Kwanzas.
Os investimentos financeiros registaram um crescimento de 15%, para 8 766 milhões de Kwanzas, sendo a carteira da Companhia constituída em 59% por títulos de dívida pública.
O crescimento da receita foi acompanhado por uma gestão eficiente de custos, muito condicionada pela inflação, tendo tido como resultado a diminuição acentuada do rácio da despesa, que se cifrou em 32%.
A rentabilidade da empresa, por seu lado, manteve-se em linha com o ano anterior, com um ROE de 29%, e um crescimento dos resultados líquidos na ordem dos 17%. A margem de solvência da empresa (que ascende a 187%) mantém-se “em níveis de conforto significativos face ao mercado, o que nos permite encarar o futuro com optimismo e honrar a confiança que o mercado em nós deposita”, afirma Carlos Duarte, Presidente da Comissão Executiva da NOSSA Seguros.

Em 2018 a NOSSA Seguros pretende continuar a apostar numa cultura em que o cliente “é o centro das suas atenções, na melhoria contínua da sua oferta de produtos, na expansão da cobertura geográfica e dos canais de distribuição, tendo em consideração as principais orientações definidas no plano estratégico ON2020”, sublinha Carlos Duarte.


OS NÚMEROS DE 2017 QUE FALAM PELA NOSSA SEGUROS 

Activo líquido

17 183 M AKZ

Resultado antes de impostos

1 023 M AKZ

Resultado líquido

963 M AKZ

Retorno de capitais próprios

29 %

Rácio de sinistralidade

37%

Rácio combinado

72%

Cobertura das provisões técnicas

177%

Margem de solvência

184%

Número de agências

26

Número de colaboradores

127

Sobre a Nossa Seguros

A NOSSA Seguros é uma instituição financeira não bancária, sujeita à supervisão da ARSEG – Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros, entidade reguladora da actividade das seguradoras e responsável pela criação das normas que orientam a sua conduta de mercado, as garantias financeiras e os critérios de solvência.

 Pertencente ao Grupo Financeiro BAI – Banco Angolano de Investimentos, e, por essa razão, além da supervisão da ARSEG, são-lhe impostos requisitos que derivam de obrigações do BAI, por força dos Avisos do Banco Nacional de Angola, nomeadamente ao nível da governação corporativa e do controlo interno.

 A NOSSA Seguros encerrou o ano de 2017 com um reforço da sua posição de mercado segurador em termos de receita, mantendo-se no grupo das quatro maiores seguradoras do mercado Angolano.

 ______________________________________________________________________

Para mais informações, contactar, por favor:

Luis Pedro Polanah | +244 928 154 422 | luis.polanah@nossaseguros.ao