Mensagem do CEO

O contexto económico em 2015 evoluiu numa direcção extremamente desafiante, o que refreou a dinâmica de crescimento observado desde 2011, bem expresso na contenção de despesa ocorrida no segundo semestre do ano.

Apesar disso, lançámos o seguro de saúde com 4 modalidades distintas, o que permitiu a duplicação da carteira de seguros de acidentes de trabalho, e assim compensar o decréscimo acentuado dos prémios do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel por inércia da fiscalização.

Fechámos o ano na sequência de um ciclo de 4 anos de crescimento acelerado e de realizações assinaláveis. Destacamos os seguintes indicadores:

2011

2015

Var.

Prémios de seguro directo

2,8

5,5

96%

Activo líquido

7,3

11

51%

Investimentos afectos às provisões

2,3

5,7

147%

Capitais próprios

1

2,1

110%

Efectivo humano

49

139

184%

Espaços NOSSA

3

24

700%

Taxa de sinistralidade

33%

45%

36%

Nota: Montantes em Biliões de Kwanzas


Em 2015, a margem de solvência cifra-se em 166% o que exprime bem a solidez da empresa; e o retorno dos capitais próprios “ROE” situa-se nos 17%, acima da inflação, e por conseguinte, com um crescimento real positivo.

Foi igualmente um ano assinalado por muitas realizações internas. A destacar, a migração do sistema core com todo o histórico para Kwanzas e a realização de uma auditoria independente aos controlos informáticos permitindo-nos assim estar mais alinhados com as boas práticas do sector.

O peso das provisões técnicas no nosso balanço justificou a criação de um departamento de investimentos dedicado à gestão dos activos financeiros.

Foi também criado um departamento de auditoria interna e nomeado um Chief Compliance Officer, dando cumprimento às normas do sector e às crescentes preocupações relacionadas com as políticas de gestão de riscos, branqueamento de capitais e combate ao terrorismo.

Devemos também assinalar a atribuição pela Fitch Ratings da classificação Insurance Financial Strenght (IFS) 'B+' à Nossa Seguros, com 'perspectiva estável', o que torna a empresa na primeira companhia de seguros angolana a sujeitar-se a um processo de notação de risco e a única do sector a ser avaliada numa escala que permite comparações a nível mundial. Há uma mensagem implícita muito forte que passamos aos nossos clientes no sentido de cimentarem a confiança nos nossos serviços e nas nossas competências. Trata-se de um marco importante na nossa actividade, pois reflecte bem o nosso percurso de disciplina financeira e transparência.

Em 2016, perspectivamos um ano ainda mais complexo do ponto de vista macroeconómico, e os desafios que dai decorrem são imensos, pelo que exigirá o máximo toda a nossa capacidade criativa e de entrega.

Em 2015 celebrámos o 10º aniversário da NOSSA Seguros sob o signo da solidez e da confiança reconhecida à NOSSA marca. Neste aniversário, o Conselho de Administração estende os parabéns e votos de sucesso à NOSSA família de colaboradores, à NOSSA base de clientes, à NOSSA rede de agentes, e à NOSSA estrutura accionista.


O Presidente da Comissão Executiva

Carlos Duarte