Em Caso de Sinistro

PARA SUBSCREVER O SEGURO

  • Para formalizar o contrato de seguro de Transportes o proponente deverá contactar com os escritórios da NOSSA (ver contactos) ou consultar um dos diversos mediadores e corretores que com a NOSSA colaboram.
  • Deve fornecer, no mínimo, os seguintes elementos:
    • Identificação completa do Tomador do Seguro
    • Local de origem e de destino, e indicar local de transbordo no percurso, caso exista.
    • Natureza da mercadoria que será objecto do transporte e do seguro (tipo e características)
    • Embalagem da mercadoria;
    • Se o transporte é em contentor e caso o seja se é contentor completo ou em grupagem;
    • Valor a segurar (para além do valor de factura, pode incluir o custo do frete e os lucros esperados)
    • O meio de transporte utilizado (navio, aeronave ou camião) identificando as características desse meio de transporte


EM CASO DE SINISTRO

Em caso de sinistro o segurado obriga-se aos seguintes procedimentos:

  • Comunicar imediatamente à NOSSA (ou ao seu representante ou ao comissário de avarias) a existência do sinistro;
  • Tomar todas as medidas no sentido de proteger a mercadoria para evitar que o seu estado se agrave;
  • Anotar nos documentos de transporte o estado em que recebe a mercadoria;
  • Aguardar que a sua seguradora nomeie um perito ou prescinda do mesmo;
  • Obter e enviar para a seguradora a documentação indispensável para organização do processo de sinistro:
    1. Original da Apólice ou do Certificado de Seguro;
    2. Original do Conhecimento de Embarque ou outro contrato de transporte;
    3. Original ou fotocópia da factura comercial, bem como lista de embalagem e/ou nota de pesos;
    4. Cópia da reclamação ao transportador ou a outras entidades eventualmente responsáveis;
    5. Certificado de Vistoria, emitido pelo Comissário de Avarias indicado no Certificado de Seguro.